C35: Google Ad-words

Todas as empresas têm necessidade de anunciar e promover os produtos que tem e os serviços que prestam. A isso chama-se marketing e nem sempre é fácil fazê-lo, em especial para as pequenas e médias empresas, a começar pelos custos envolvidos: Custo de estudo do mercado, custo de concepção e preparação da campanha e custo de desenvolvimento e implementação da mesma.

A Internet veio, entre muitas outras coisas, facilitar a vida a quem pretenda fazer marketing, abrindo portas a outras formas de chegar junto dos consumidores, formas mais rápidas, baratas e sem a necessidade de usar grandes meios.

Uma das formas mais populares de marketing na internet é o envio de newsletter para uma lista de endereços de e-mail, situação que hoje em dia se confunde muito com o spam, já que raramente as pessoas da referida lista deram autorização ou mostraram qualquer interesse em receber publicidade da empresa que envia. Por outro lado, o uso e envio das newsletters é tão banal, que a maioria dos internautas já as apaga sem ler.

Perante esta realidade, qual a alternativa para as pequenas empresas?
A empresa Google criou há alguns anos um sistema de publicidade revolucionário, aproveitando a hegemonia que dispõe com o seu motor de pesquisa, sistema que baptizou com o nome “Google Ad-words”. Certamente que todos os que usam o Google já deram conta de uns links em destaque no lado esquerdo do écran…

A filosofia deste sistema é muito simples, como quase todas as ideias geniais. As empresas criam os seus anúncios, escolhem as palavras-chave ou frases para aquilo que querem anunciar e quando alguém pesquisa no google por esses termos, os anúncios são apresentados. É simples, é barato e é eficaz. Em poucos minutos é possível criar uma campanha de marketing e as empresas só pagam quando alguém clicar no link do anúncio.

Neste sistema as empresas podem definir quanto querem gastar por dia, a que horas queremos apresentar a publicidade, quais os termos relacionados, qual a localização dos internautas e a qualquer momento podemos cancelar ou suspender uma campanha. Somos nós que controlamos tudo.

O custo do clique por anúncio varia consoante os termos escolhidos, já que há termos muitos procurados e dessa forma, quando mais no topo da lista quisermos estar, mais caro ficará o custo por clique.

O Google Ad-words tem um custo de activação de 5 euros.

Já existem outras empresas a disponibilizar este serviço, inclusivamente portuguesas, mas tendo em conta que o Google é o principal motor de pesquisa, sugerimos que experimentem o Google Ad-words.

https://www.adwords.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s